domingo, 13 de abril de 2008

Biótopo ou Ecótopo [Termos Ecológicos]

Para mim biótopo é o local onde vive uma comunidade (biocenose) inteira. Diferenciamos de Habitat, pois este é o local onde vive uma espécie.


Fontes:


Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o hábitat.

Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. No exemplo duma floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e a atmosfera (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.) Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região.

Fonte: Wikipédia



Para viver, a biocenose (as diversas espécies que vivem em uma mesma região) depende de fatores componentes físicos e químicos do ambiente.
A biocenose de uma floresta, por exemplo, compões-se de populações de arbustos, árvores, pássaros, formigas, microorganismos etc., que convivem e se inter-relacionam.
Em seu conjunto, esses componentes formam o biótopo, que significa "o local onde vive a biocenose".
Habitat significa "o local onde vive determinada espécie". Tem sentido mais restrito de que biótopo, que se refere ao local onde vive toda a biocenose.
Se quisermos falar do local onde vivem as girafas, devemos usar o termo habitat. Mas se quisermos nos referir ao local onde vive a biocenose da savana, falamos em biótopo.

http://forum.brasilescola.com/index.php?showtopic=38236

Nenhum comentário: